terça-feira, 6 de agosto de 2013


 
O comportamento do consumidor mudou e com ele a visão do mercado varejista farmacêutico.
 



Ana Claudia Costa, Diretora Executiva POPAI BRASIL, Graduada em Moda, MBA em Branding, Especialista em Visual Merchandising e Comportamento do Consumidor, fala sobre A nova visão do mercado varejista farmacêutico e as últimas tendências em: Comunicação, Arquitetura de Varejo e Ponto de Venda.

 
 
Informa Group: Quais as principais estratégias de Comunicação utilizadas hoje no canal Farma do Brasil?
Ana Claudia Costa: Uma das estratégias mais fortes no canal Farma ainda são os tabloides que se tornaram uma referência para as pessoas que ainda recolhem e levam para casa para comparar os preços. Outra estratégia é a exposição dos produtos no caminho ao caixa, o que ocasiona a compra por impulso, pois, muitas vezes os produtos expostos nesse local estão em oferta ou são lançamentos. As grandes marcas apostam em espaços diferenciados dentro das farmácias como os displays de merchandising. Há ainda as mídias que são feitas de acordo com a sazonalidade, como jornal de ofertas do dia das mães, namorados e pais, por exemplo.


 Informa Group: Como essas estratégias podem contribuir para maior rentabilidade do varejo Farmacêutico?
Ana Claudia Costa: O varejo farmacêutico tornou-se mais atraente aos consumidores, pois abriu espaço aos produtos de perfumaria. As pessoas vão à farmácia não somente em busca de remédios, mas de novidades tornando-se um ponto turístico e de referência para a compra de produtos de saúde e beleza.  O canal Farma hoje é a primeira opção para as marcas lançarem seus produtos e os preços, se comparados aos dos supermercados, já os superaram, são melhores e mais atrativos ao consumidor final.

 Informa Group: Quais são os principais desafios no atual cenário nacional?
Ana Claudia Costa: O principal desafio para o varejo farmacêutico brasileiro é tornar as farmácias um espaço de conveniência como nos modelos de lojas nos Estados Unidos, onde além de se comprar remédios podemos fazer uma consulta de rotina e tomar um lanche, por exemplo. Aqui no Brasil esse objetivo barra na legislação, mas tudo caminha para alcançar esse modelo.

 
Informa Group: O que se espera de novo em Comunicação no PDV?

Ana Claudia Costa: Para a comunicação no PDV, espera-se um toque mais humanizado, que se aproxime, envolva e atraia o consumidor. Iluminação e espaços diferenciados, aromas e exposição de produtos em PDVs mais sofisticados podem ser alguns exemplos.

 
Informa Group: Como você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por quê?

Ana Claudia Costa: O encontro é de grande importância e um diferencial para os profissionais do setor, pois cada vez mais as pessoas estão buscando conhecimento. O consumidor final está mais informado e exigente e, para atendê-los os profissionais precisam estar atualizados e prontos de acordo com o novo comportamento e as novas demandas.

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