O comportamento do consumidor mudou e com ele a visão do
mercado varejista farmacêutico.
Ana
Claudia Costa, Diretora Executiva POPAI BRASIL, Graduada em Moda, MBA em
Branding, Especialista em Visual Merchandising e Comportamento do Consumidor, fala
sobre A nova visão do mercado varejista farmacêutico e as últimas tendências
em: Comunicação, Arquitetura de Varejo e Ponto de Venda.
Informa Group: Quais as principais
estratégias de Comunicação utilizadas hoje no canal Farma do Brasil?
Ana
Claudia Costa: Uma das
estratégias mais fortes no canal Farma ainda são os tabloides que se tornaram
uma referência para as pessoas que ainda recolhem e levam para casa para
comparar os preços. Outra estratégia é a exposição dos produtos no caminho ao
caixa, o que ocasiona a compra por impulso, pois, muitas vezes os produtos
expostos nesse local estão em oferta ou são lançamentos. As grandes marcas
apostam em espaços diferenciados dentro das farmácias como os displays de
merchandising. Há ainda as mídias que são feitas de acordo com a sazonalidade,
como jornal de ofertas do dia das mães, namorados e pais, por exemplo.
Informa Group: Como essas estratégias podem contribuir para
maior rentabilidade do varejo Farmacêutico?
Ana
Claudia Costa: O varejo
farmacêutico tornou-se mais atraente aos consumidores, pois abriu espaço aos
produtos de perfumaria. As pessoas vão à farmácia não somente em busca de
remédios, mas de novidades tornando-se um ponto turístico e de referência para
a compra de produtos de saúde e beleza.
O canal Farma hoje é a primeira opção para as marcas lançarem seus
produtos e os preços, se comparados aos dos supermercados, já os superaram, são
melhores e mais atrativos ao consumidor final.
Informa
Group:
Quais são os principais desafios no atual cenário nacional?
Ana
Claudia Costa: O
principal desafio para o varejo farmacêutico brasileiro é tornar as farmácias um
espaço de conveniência como nos modelos de lojas nos Estados Unidos, onde além
de se comprar remédios podemos fazer uma consulta de rotina e tomar um lanche,
por exemplo. Aqui no Brasil esse objetivo barra na legislação, mas tudo caminha
para alcançar esse modelo.
Informa Group: O
que se espera de novo em Comunicação no PDV?
Ana
Claudia Costa: Para a comunicação
no PDV, espera-se um toque mais humanizado, que se aproxime, envolva e atraia o
consumidor. Iluminação e espaços diferenciados, aromas e exposição de produtos
em PDVs mais sofisticados podem ser alguns exemplos.
Informa Group: Como
você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de
HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro
poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes
profissionais? Por quê?
Ana Claudia
Costa: O encontro é de grande
importância e um diferencial para os profissionais do setor, pois cada vez mais
as pessoas estão buscando conhecimento. O consumidor final está mais informado
e exigente e, para atendê-los os profissionais precisam estar atualizados e
prontos de acordo com o novo comportamento e as novas demandas.
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