segunda-feira, 29 de julho de 2013


O varejo farmacêutico é um dos que mais cresce no país com volumes de vendas de até R$ 8,76 bilhões. Hoje, o consumidor possui mais opções de compra e torna-se cada vez mais exigente.


Fátima Merlin, Diretora Executiva CONNECT SHOPPER, Master Business em Marketing, economista, especialização em Varejo e comportamento do consumidor, nos dá uma prévia sobre a sua palestra Atendimento ao Consumidor que acontecerá no Farma Trends.

 
 
 
 
 
 
 
Informa Group: Na sua opinião, quais são os maiores obstáculos enfrentados hoje pelos profissionais da Indústria Farmacêutica?
 
Fátima Merlin: O mercado está mais competitivo, inúmeros produtos são lançados anualmente, em especial, no setor de HPPC. O consumidor mais crítico, exigente, conectado, com mais informação e poder de compra e decisão – sabe o que tem mundo a fora... o que exige muito mais da indústria e do varejo. Inovar, antecipar tendências, estar alinhado às novas exigências e desejos dos consumidores / shopper são desafios rotineiros no dia a dia da indústria e varejo.

 
Outros pontos a serem suplantados são:
·         dependência externa na produção de fármacos e medicamentos: muitos dos insumos não são produzidos aqui.
·         Queda de patentes de inúmeras indústrias – o que afeta as vendas e lucratividade do setor - – As patentes são ferramentas chave para a internacionalização das empresas farmacêuticas brasileiras e aumento da competitividade.
·         Ampliar os investimentos mais em pesquisas, desenvolvimento  e em inovações  incentivar a criatividade
·         Sem dúvida, investir na formação, atualização e capacitação das equipes / dos profissionais, etc  - Investir na interação empresa-universidade.

 Informa Group: No seu ponto de vista, quais as tendências da Indústria Farmacêutica e de HPPC diante desse cenário?

Fátima Merlin: Sendo a base da indústria farmacêutica ciência e tecnologia, este setor é um forte indutor e difusor de “novas ciências” e tecnologias avançadas na economia. Além desse papel o desenvolvimento da indústria farmacêutica pode contribuir de forma positiva para a econômica e a social. Diante do ambiente atual – onde as pessoas estão vivendo mais e querem viver mais e melhor – com mais qualidade de vida / cuidado com saúde, alimentação, mas também beleza e cuidado pessoais, sem dúvida, há um mercado promissor neste setor... as tendências devem caminhar para entregar novos benefícios aos consumidores que estão com maior poder de compra e decisão, buscam praticidade, conveniência, saudabilidade. Devemos ter inovações e inúmeras novidades em produtos, embalagens e maquinários .

 
Informa Group: Para você, qual o principal ponto a ser explorado em um evento de nicho para o setor?

Fátima Merlin: Temas sobre estratégia, operação, consumidor e shopper, os novos modelos de negócios, aumento de preço e pressão de custos – o que impacta significativamente as margens, mudanças regulatórias, e principalmente, tendências do mercado, consumo e consumidor e shopper. Além de temas sobre a parceria indústria-varejo, o varejo como marca, novos entrantes, fusões e aquisições....

 
Informa Group: Como você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por quê?

Fátima Merlin: Eventos desta natureza contribuem para a atualização dos profissionais, discutir temas relevantes que possam contribuir para melhorar / aprimorar processos, tecnologias, equipe, em busca de melhores resultados – maior produtividade e competitividade. Além de ser o ambiente propício ara ter acesso às novidades e inovações. Além de ser um ótimo momento para estreitar relacionamento, promover negócios...

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