O modelo
de negócio de Franquia e sua contribuição para o Varejo Farmacêutico
O mercado nacional de
fragrâncias cresceu 90% nos últimos cinco anos e com ele o modelo de negócio de
franquias avançou 215% no mesmo período, de acordo com dados do Valor
Econômico.
O Brasil é o terceiro
maior mercado global de higiene e beleza, com vendas de R$ 81 bilhões em 2012, o
consumidor aumentou a compra de cosméticos em franquias, farmácias, lojas
especializadas e na internet.
Renato Lobo, Diretor
de Operações da BRASIL PHARMA palestrará no Farma Trends sobre o modelo de
negócio de Franquias. Ele fará uma análise do crescimento, perspectivas,
dificuldades e nível de rentabilidade para o varejo farmacêutico. Confira a sua entrevista para o grupo Informa e conheça na íntegra sua palestra no Farma Trends.
Informa Group: Qual
a maior dificuldade a ser administrada em uma rede que atua como Franquia?
Renato
Lobo: Na Farmais, como em qualquer outra rede de franquia,
a maior dificuldade está em operar um grupo de lojas com diversos donos
distintos com perfis diversificados. Além disso, a franquia precisa garantir
todo o suporte para a sua rede franqueada de forma suave e rápida, para que
tenha uma padronização de layout, atendimento, nível de serviço, força
comercial etc.
Informa Group: Qual
a contribuição que este modelo trouxe para o varejo Farmacêutico?
Renato
Lobo: O modelo de franquia trouxe a oportunidade do
ingresso de novos perfis de empresários para o ramo de farmácias. Sem que haja
necessidade de experiência no ramo para se tornar farmacista.
Informa Group: Quais
são as vantagens de pertencer a uma rede Franqueada?
Renato
Lobo: Possibilidade de entrar no segmento sem experiência
no ramo, segurança num modelo já testado e
comprovadamente de sucesso, aproveitamento de uma marca já consolidada, além de
troca de experiência com outros parceiros da rede.
Informa Group: Quais
são as perspectivas para o mercado futuro?
Renato
Lobo: São excelentes. Uma curva
ascendente sólida com diversos pilares de sustentação, entre eles:
maior poder de compra das classes mais baixas,
ampliação do segmento de genéricos, maior penetração de planos de saúde devido
etc.
Informa Group: Como
você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de
HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro
poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes
profissionais? Por quê?
Renato
Lobo: Considero a iniciativa muito promissora, uma vez que
explicita temas essenciais para este nosso segmento. A troca de experiência é,
sem dúvida, uma alavanca para o sucesso do mercado farmacêutico.
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