quinta-feira, 22 de agosto de 2013


O modelo de negócio de Franquia e sua contribuição para o Varejo Farmacêutico

O mercado nacional de fragrâncias cresceu 90% nos últimos cinco anos e com ele o modelo de negócio de franquias avançou 215% no mesmo período, de acordo com dados do Valor Econômico.

O Brasil é o terceiro maior mercado global de higiene e beleza, com vendas de R$ 81 bilhões em 2012, o consumidor aumentou a compra de cosméticos em franquias, farmácias, lojas especializadas e na internet.
 

Renato Lobo, Diretor de Operações da BRASIL PHARMA palestrará no Farma Trends sobre o modelo de negócio de Franquias. Ele fará uma análise do crescimento, perspectivas, dificuldades e nível de rentabilidade para o varejo farmacêutico. Confira a sua entrevista para o grupo Informa e conheça na íntegra sua palestra no Farma Trends.

 
 
 
Informa Group: Qual a maior dificuldade a ser administrada em uma rede que atua como Franquia?

Renato Lobo: Na Farmais, como em qualquer outra rede de franquia, a maior dificuldade está em operar um grupo de lojas com diversos donos distintos com perfis diversificados. Além disso, a franquia precisa garantir todo o suporte para a sua rede franqueada de forma suave e rápida, para que tenha uma padronização de layout, atendimento, nível de serviço, força comercial etc.

 

Informa Group: Qual a contribuição que este modelo trouxe para o varejo Farmacêutico?

Renato Lobo: O modelo de franquia trouxe a oportunidade do ingresso de novos perfis de empresários para o ramo de farmácias. Sem que haja necessidade de experiência no ramo para se tornar farmacista.
 

Informa Group: Quais são as vantagens de pertencer a uma rede Franqueada?

Renato Lobo: Possibilidade de entrar no segmento sem experiência no ramo, segurança num modelo já testado e comprovadamente de sucesso, aproveitamento de uma marca já consolidada, além de troca de experiência com outros parceiros da rede.

 
Informa Group: Quais são as perspectivas para o mercado futuro?

Renato Lobo: São excelentes. Uma curva ascendente sólida com diversos pilares de sustentação, entre eles: maior poder de compra das classes mais baixas, ampliação do segmento de genéricos, maior penetração de planos de saúde devido etc.


Informa Group: Como você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por quê?

Renato Lobo: Considero a iniciativa muito promissora, uma vez que explicita temas essenciais para este nosso segmento. A troca de experiência é, sem dúvida, uma alavanca para o sucesso do mercado farmacêutico.

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