O varejo é um setor
muito ativo. A tecnologia facilita e pode alterar completamente a forma com que
fazemos muitas coisas. Hoje ela é essencial em nossa vida e nos tornamos até um
pouco dependentes dela.
Grasiela Scheid
Tesser, Diretora Vogal do IBEVAR-
Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo nos fala sobre as experiências práticas que demonstram como a tecnologia pode
auxiliar no aumento de faturamento da loja e sua capacidade de impulsionar
ainda mais o setor.
Informa Group: Como
a tecnologia auxilia na maior rentabilidade para o varejo farmacêutico?
Grasiela Scheid Tesser:
Não só no varejo farmacêutico, mas no
varejo em geral, a tecnologia auxilia e acelera as vendas. Há disponíveis no mercado muitas novidades para
as lojas que vão de cupom até buscadores de preço. É importante fazer uso da
tecnologia para conhecer e fidelizar os clientes, mas é essencial também
possuir um mix de produto e um controle de estoque.
Informa Group: Se
comparado a outros países, o Brasil está atrasado quanto às novas tecnologias?
Grasiela Scheid Tesser:
Atrasado não seria a palavra, mas limitado.
O empresário brasileiro é muito criativo e tem buscado por novidades,
entretanto, o varejo farmacêutico barra na atual legislação brasileira. Há
também a questão do limite orçamentário, muitos são os equipamentos disponíveis
para importação, mas as taxas são altas. Além disso, há também uma restrição
cultural.
Informa Group: Quais
as tecnologias que poderiam ser facilmente aplicadas no Brasil?
Grasiela Scheid Tesser:
Tecnologias de controle de estoque, Wms,
fidelização de clientes, buscador de preço, aplicativos de promoção e
tecnologias de mobilidade que facilitem e tornem a compra mais práticas são
alguns exemplos do que poderiam ser facilmente adotado no Brasil no canal Farma.
Informa Group: Como
o varejo farmacêutico tem se posicionado diante dessas novas tecnologias?
Grasiela Scheid Tesser:
Apesar de o canal Farma ter se aberto aos
produtos de conveniência como cosméticos e produtos de higiene pessoal, ele
ainda é muito focado em remédio. Acredito que o varejo ainda esteja muito
incipiente pela insegurança dos gestores, dificuldade de comprovar o ROI em
tecnologia e falta de cultura de investimento. O consumidor hoje busca
experiência, busca por algo que o faça sentir-se único e especial. Hoje falta
no varejo investimento em diferenciação, para que o consumidor queira entrar em
uma e não em outra loja por determinados motivos.
Informa Group: Qual
será o modelo ideal de farmácia no futuro?
Grasiela Scheid Tesser:
O modelo dependerá da legislação
brasileira, mas seria um local onde houvesse consumo diversificado. Onde
houvesse provadores virtuais de maquiagem, balanças que enviassem o seu peso a
um aplicativo onde você conseguiria controla-lo, por exemplo. A farmácia ideal
seria um espaço voltado para o bem estar, para a nutrição e contrapartida do
conceito doença.
Informa Group: Como
você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de
HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro
poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes
profissionais? Por quê?
Grasiela Scheid Tesser: Importantíssimo. Cada vez mais os setores estão organizados,
trocando experiências e crescendo juntos. O encontro é de grande relevância para
o setor, pois a busca por melhoria contínua é fundamental para o crescimento
sustentável e prova que o trabalho em conjunto, independente de concorrência,
traz mais resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário