quarta-feira, 14 de agosto de 2013



O varejo é um setor muito ativo. A tecnologia facilita e pode alterar completamente a forma com que fazemos muitas coisas. Hoje ela é essencial em nossa vida e nos tornamos até um pouco dependentes dela.

 


 
 
 
 
 
 
 
Grasiela Scheid Tesser, Diretora Vogal do IBEVAR- Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo nos fala sobre as experiências práticas que demonstram como a tecnologia pode auxiliar no aumento de faturamento da loja e sua capacidade de impulsionar ainda mais o setor

 
 

 
 
 
Informa Group: Como a tecnologia auxilia na maior rentabilidade para o varejo farmacêutico?

Grasiela Scheid Tesser: Não só no varejo farmacêutico, mas no varejo em geral, a tecnologia auxilia e acelera as vendas.  Há disponíveis no mercado muitas novidades para as lojas que vão de cupom até buscadores de preço. É importante fazer uso da tecnologia para conhecer e fidelizar os clientes, mas é essencial também possuir um mix de produto e um controle de estoque.

 
Informa Group: Se comparado a outros países, o Brasil está atrasado quanto às novas tecnologias?

Grasiela Scheid Tesser: Atrasado não seria a palavra, mas limitado. O empresário brasileiro é muito criativo e tem buscado por novidades, entretanto, o varejo farmacêutico barra na atual legislação brasileira. Há também a questão do limite orçamentário, muitos são os equipamentos disponíveis para importação, mas as taxas são altas. Além disso, há também uma restrição cultural.

 
Informa Group: Quais as tecnologias que poderiam ser facilmente aplicadas no Brasil?

Grasiela Scheid Tesser: Tecnologias de controle de estoque, Wms, fidelização de clientes, buscador de preço, aplicativos de promoção e tecnologias de mobilidade que facilitem e tornem a compra mais práticas são alguns exemplos do que poderiam ser facilmente adotado no Brasil no canal Farma.
 

Informa Group: Como o varejo farmacêutico tem se posicionado diante dessas novas tecnologias?

Grasiela Scheid Tesser: Apesar de o canal Farma ter se aberto aos produtos de conveniência como cosméticos e produtos de higiene pessoal, ele ainda é muito focado em remédio. Acredito que o varejo ainda esteja muito incipiente pela insegurança dos gestores, dificuldade de comprovar o ROI em tecnologia e falta de cultura de investimento. O consumidor hoje busca experiência, busca por algo que o faça sentir-se único e especial. Hoje falta no varejo investimento em diferenciação, para que o consumidor queira entrar em uma e não em outra loja por determinados motivos.

 
Informa Group: Qual será o modelo ideal de farmácia no futuro?

Grasiela Scheid Tesser: O modelo dependerá da legislação brasileira, mas seria um local onde houvesse consumo diversificado. Onde houvesse provadores virtuais de maquiagem, balanças que enviassem o seu peso a um aplicativo onde você conseguiria controla-lo, por exemplo. A farmácia ideal seria um espaço voltado para o bem estar, para a nutrição e contrapartida do conceito doença.

 
Informa Group: Como você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por quê?

Grasiela Scheid Tesser: Importantíssimo. Cada vez mais os setores estão organizados, trocando experiências e crescendo juntos. O encontro é de grande relevância para o setor, pois a busca por melhoria contínua é fundamental para o crescimento sustentável e prova que o trabalho em conjunto, independente de concorrência, traz mais resultado.





 

 

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