segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Perfis, Comportamentos, Atendimento e Gestão alinhada ao Shopper

 
Marcus Vinicius Andrade - Diretor / Fundador do ICTQ - Instituto de Pesquisas e Pós Graduado em formações exclusivas do Mercado Farmacêutico do Brasil estará presente no Farma Trends e falará sobre a importância de se alinhar a Gestão do PDV, ao perfil do Shopper, além dos novos perfis  e comportamentos do consumidor e os desafios para se manter rentável nesse cenário.
 
Fundamentada em números e resultados, sua palestra fornecerá base de informação que contribuirá fortemente no aprimoramento do ponto de venda, bem como na identificação de oportunidades para o estabelecimento.
 
Confira a sua entrevista exclusiva ao Inform Group e conheça sua palestra no Farma Trends
 
“O perfil do consumidor do canal farma transformou-se nos últimos anos. Com a ascensão da classe C e aumento do poder de compra do consumidor é de fundamental importância alinhar a gestão do PDV ao novo perfil do Shopper.
O novo consumidor não busca somente medicamentos, vai à farmácia procurando por produtos de higiene e beleza e outros itens relacionados. Em pesquisa realizada em todo o país pelo Datafolha e ICTQ, Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial, 84% dos consumidores a enxergam hoje como um mini shopping ou uma loja de conveniência.
Entretanto, essa mudança de comportamento do consumidor não se deve apenas ao aumento de renda da população, mas também a evolução do mercado farmacêutico em si. Hoje a farmácia é um centro de consumo, uma verdadeira drugstore.”
 
Informa Group: O que o novo consumidor busca na hora de escolher uma farmácia?
Marcus Vinícius de Andrade: Muitas se enganam pensando que as pessoas se deixam levar pelo layout padronizado e fachada de grandes redes. As pessoas procuram primeiramente pelo melhor preço e localização, onde é mais conveniente para elas. Depois dessas duas variáveis o mais importante que o cliente busca é o atendimento. O atendimento é fator determinante para que as pessoas elejam uma farmácia, desenvolvam confiança e adquiram o hábito de compra.
 
Informa Group: Como a rede pode ampliar a rentabilidade de seu PDV, considerando as características regionais de onde atua? Há considerações específicas no mix de produtos?
Marcus Vinícius de Andrade: As redes precisam se aprofundar no conhecimento do novo perfil desse público e se regionalizar na sua gestão. Falta entendimento e esclarecimento nesse aspecto, uma estratégia que dá certo em uma região, pode não alcançar os mesmo resultados em outra. Elas precisam conhecer realmente seu público alvo para então posicionar-se e estabelecer suas estratégias de acordo com o perfil do consumidor local.
Além disso, a especialização em atendimento para idosos é uma boa aposta. O Brasil é um país que caminha na direção de uma população mais idosa e com um poder aquisitivo razoável em alguns anos. O farmacêutico precisará ser um profissional versátil e especialista em assuntos regulatórios e mercadológicos.
 
Informa Group: Há questões a serem consideradas para minimizar perdas neste cenário?
Marcus Vinícius de Andrade: A primeira questão a ser levada em consideração é o conhecimento do público-alvo e mercado em que se está atuando. Isso se dá somente através de estudos e pesquisas locais. Dessa maneira, é possível conhecer o perfil sócio, econômico e geográfico dos clientes, além do mais importante: suas preferências. Saber quais são as prioridades do seu público é essencial para garantir a rentabilidade e evitar as perdas.
Treinamento e desenvolvimento pessoal do atendimento também são fatores muito relevantes. O consumidor atualmente é bem informado e conhece os seus direitos. Não reconhecer, por exemplo, quem é farmacêutico e quem é balconista na farmácia, traz insegurança aos clientes e faz com que eles procurem por estabelecimentos que oferecem atendimento especializado.
 
Informa Group: Como você enxerga a participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por quê?
Marcus Vinícius de Andrade: A atualização de conhecimentos deve ser uma constante na vida profissional de quem quer ser bem sucedido na carreira. São eventos como esse que fomentam o network e a troca de experiência contribuindo, dessa maneira, para melhor conhecimento do mercado farmacêutico em toda a sua amplitude. O evento é de fundamental importância e recomendo aos profissionais da área.
 

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