Perfis, Comportamentos,
Atendimento e Gestão alinhada ao Shopper
Marcus
Vinicius Andrade - Diretor / Fundador do ICTQ - Instituto de Pesquisas e Pós
Graduado em formações exclusivas do Mercado Farmacêutico do Brasil estará
presente no Farma Trends e falará sobre a importância de se alinhar a Gestão do
PDV, ao perfil do Shopper, além dos novos perfis e comportamentos do consumidor e os desafios para
se manter rentável nesse cenário.
Fundamentada
em números e resultados, sua palestra fornecerá base de informação que
contribuirá fortemente no aprimoramento do ponto de venda, bem como na
identificação de oportunidades para o estabelecimento.
Confira a sua
entrevista exclusiva ao Inform Group e conheça sua palestra no Farma Trends
“O perfil do consumidor do canal farma transformou-se nos
últimos anos. Com a ascensão da classe C e aumento do poder de compra do
consumidor é de fundamental importância alinhar a gestão do PDV ao novo perfil
do Shopper.
O novo consumidor não busca somente medicamentos, vai à farmácia
procurando por produtos de higiene e beleza e outros itens relacionados. Em
pesquisa realizada em todo o país pelo Datafolha e ICTQ, Instituto de Ciência,
Tecnologia e Qualidade Industrial, 84% dos consumidores a enxergam hoje como um
mini shopping ou uma loja de conveniência.
Entretanto, essa mudança de comportamento do consumidor não
se deve apenas ao aumento de renda da população, mas também a evolução do
mercado farmacêutico em si. Hoje a farmácia é um centro de consumo, uma
verdadeira drugstore.”
Informa Group: O que o novo consumidor busca na hora
de escolher uma farmácia?
Marcus Vinícius de Andrade: Muitas se enganam pensando que as pessoas se deixam levar
pelo layout padronizado e fachada de grandes redes. As pessoas procuram primeiramente
pelo melhor preço e localização, onde é mais conveniente para elas. Depois
dessas duas variáveis o mais importante que o cliente busca é o atendimento. O
atendimento é fator determinante para que as pessoas elejam uma farmácia,
desenvolvam confiança e adquiram o hábito de compra.
Informa
Group: Como a rede
pode ampliar a rentabilidade de seu PDV, considerando as características
regionais de onde atua? Há considerações específicas no mix de produtos?
Marcus Vinícius de Andrade: As redes precisam se aprofundar no conhecimento do novo
perfil desse público e se regionalizar na sua gestão. Falta entendimento e
esclarecimento nesse aspecto, uma estratégia que dá certo em uma região, pode
não alcançar os mesmo resultados em outra. Elas precisam conhecer realmente seu
público alvo para então posicionar-se e estabelecer suas estratégias de acordo
com o perfil do consumidor local.
Além disso, a especialização em
atendimento para idosos é uma boa aposta. O Brasil é um país que caminha na
direção de uma população mais idosa e com um poder aquisitivo razoável em
alguns anos. O farmacêutico precisará ser um profissional versátil e
especialista em assuntos regulatórios e mercadológicos.
Informa Group: Há questões a serem consideradas para
minimizar perdas neste cenário?
Marcus Vinícius de Andrade: A primeira questão a ser levada em consideração é o
conhecimento do público-alvo e mercado em que se está atuando. Isso se dá
somente através de estudos e pesquisas locais. Dessa maneira, é possível conhecer
o perfil sócio, econômico e geográfico dos clientes, além do mais importante:
suas preferências. Saber quais são as prioridades do seu público é essencial
para garantir a rentabilidade e evitar as perdas.
Treinamento e desenvolvimento
pessoal do atendimento também são fatores muito relevantes. O consumidor
atualmente é bem informado e conhece os seus direitos. Não reconhecer, por
exemplo, quem é farmacêutico e quem é balconista na farmácia, traz insegurança
aos clientes e faz com que eles procurem por estabelecimentos que oferecem
atendimento especializado.
Informa Group: Como você enxerga a
participação dos profissionais da Indústria Farmacêutica e de HPPC em um evento
focado em temas específicos para esse segmento? O encontro poderá ser um
diferencial na constante necessidade de atualização destes profissionais? Por
quê?
Marcus Vinícius de Andrade: A atualização de conhecimentos deve ser uma constante na
vida profissional de quem quer ser bem sucedido na carreira. São eventos como
esse que fomentam o network e a troca de experiência contribuindo, dessa maneira,
para melhor conhecimento do mercado farmacêutico em toda a sua amplitude. O
evento é de fundamental importância e recomendo aos profissionais da área.
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