terça-feira, 17 de setembro de 2013


Rastreabilidade de Medicamentos




Patrícia Botelho Amaral, Assessora de Soluções da GS1, estará presente no Farma Show e falará sobre a Rastreabilidade de Medicamentos em sua palestra no Farma Trends.


Ela nos mostrará a importância dessa prática hoje em dia e abordará questões de regulamentação e processos exigidos pela ANVISA.
Confira sua entrevista ao Informa Group.





Informa Group: Como funciona o processo de Rastreabilidade de Medicamentos exigida pela Anvisa?

 Patricia Botelho Amaral  Os principais pontos divulgados pela ANVISA até  o momento são:
  •       Marcação na Embalagem Secundária: com código Data Matrix e Número serial
  •      Gerenciamento das informações: existência de bancos de dados que deverão estar disponíveis para consulta da ANVISA quando necessário.

  
Informa Group: De acordo com a Lei 11.903 e normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os laboratórios precisam se adequar para imprimir em todas as embalagens o código de barras bidimensional que servirá como uma identificação única do medicamento. Quais são os critérios a serem observados e levados em consideração para escolher uma solução no mercado?

Patricia Botelho Amaral  A Rastreabilidade de medicamento já vem sendo implantada em vários países como Argentina e  Turquia o que torna a tecnologia de impressão conhecida e acessível. Existem inúmeras empresas e soluções disponíveis no mercado que oferecem estas soluções. O critério para a escolha deve também incluir número de linhas de produção já implantadas por este provedor e adaptabilidade a padrões internacionais.
O hardware e software para impressão devem ser capazes de imprimir e entender o padrão GS1 DataMatrix para embalagem secundária e GS1-128 para caixas. Estas regras de formatação das informações são estabelecidas pela GS1 em todo o mundo. Independente da solução escolhida é primordial que a ela esteja compatível com padrões internacionais de formatação e qualidade de impressão, para que não impacte a leitura nos demais elos da cadeia.


Informa Group: A Rastreabilidade de Medicamentos é a melhor solução contra a falsificação?

Patricia Botelho Amaral  Sem dúvida a melhor solução para uma série de necessidades na gestão e administração de medicamentos no Brasil. A rastreabilidade resulta em vários benefícios e propicia uma série de facilidades para enfrentar os desafios do setor, tais como:
  •      Visibilidade em toda a cadeira
  •      Economia de tempo na preparação, expedição e recebimento de produtos.
  •      Possibilidade da gestão dirigida e eficiente de recalls de produtos.
  •      Maior confiabilidade e otimização de estoques
  •      Aumento da qualidade da informação pelo uso da automação
  •     Controle dos custos de produção e de compras.
  •     Controle dos custos logísticos
  •     Conformidade com as normas em vigor

Além de benefícios indiretos que resultam em redução de eventos adversos

• Garantia da segurança de pacientes e de profissionais de saúde.
• Melhoria da qualidade do serviço em unidades de prestação de cuidados de saúde.


Informa Group: Em sua opinião, qual a importância de um evento como o Farma Show?

Patricia Botelho Amaral  O setor passa por mudanças constantes e a participação de toda a cadeia da saúde em eventos que tem o objetivo de compartilhamento de informações e troca de experiências é sempre fundamental, principalmente se os assuntos forem latentes tais como rastreabilidade e segurança do paciente, além de eficiência operacional e redução de custos. Uma solução apoiada e adotada por toda a cadeia é fundamental para o sucesso e eficácia o que torna a adequação a uma regulamentação não somente custo mas também investimento e melhoria da cadeia como um todo.


Saiba mais e atualize-se sobre o assunto no Farma Trends!

Nenhum comentário:

Postar um comentário