terça-feira, 1 de março de 2011

ACESSO AO MERCADO E A MEDICAMENTOS NA PRÁTICA: QUAL A SUA ESTRATÉGIA?

Muito se fala sobre acesso ao mercado, mas poucos são aqueles aptos a definir o que seria realmente este acesso. No mundo competitivo em que o setor farmacêutico está inserido, definir uma estratégia de acesso a medicamentos e ao mercado pode fazer de sua empresa uma referência para o setor.

Utilize a frase “acesso ao mercado”, ou ainda “acesso a medicamentos”, em qualquer conversa e perceberá o quanto a indústria farmacêutica encara esse tema tabu como um dos maiores desafios para a promoção do setor. Mesmo porque, é difícil encontrar um profissional engajado que não se preocupe com o tema e com o cenário atual.

O fato é que o grande período de silêncio demonstra uma carência velada pelo setor sobre o assunto. No passado, o diferencial estava baseado exclusivamente sobre o preço, algumas ações junto aos formadores de opinião, corpo clínico, fornecedores e cadeia de distribuição ou em ações para o público final. Com as regulamentações sobre o marketing farmacêutico, algumas proibições quanto à promoção e a distribuição de amostras, o mercado realmente passou a ser outro. No entanto, as indústrias farmacêuticas ainda não conseguiram se adequar por completo a essas mudanças.

O mercado já entende que o approach tradicional em estratégias comerciais e de marketing da indústria farmacêutica está fadado à extinção e é visto também como o principal motivo para o fracasso para alguns produtos.

O Mercado não está mudando. Ele já mudou e essas alterações vieram para ficar!

Nesse cenário, desenvolver uma estratégia eficiente de acesso ao mercado é o que muitos estão considerando como a “busca pelo santo graal” do setor farmacêutico.


Últimas semanas para garantir sua inscrição no Congresso sobre Acesso a Medicamentos que o Informa Group promove nos dias 06 e 07 de Abril!
Aproveite esta oportunidade para encontrar com players do setor que estão realizando projetos diferenciados sobre o market access, desenvolver um entendimento fortalecido sobre o tema e trocar experiências e conhecimentos.

Participe do Pharma iGroup no linkedin e fique em contato com o setor farmacêutico
Faça parte deste ponto de encontro do mercado farmacêutico, converse e troque idéias com os profissionais da indústria. Participe da comunidade e comece seu networking antes mesmo do evento acontecer.
Mande um email para farma@ibcbrasil.com.br e solicite sua inscrição no grupo