sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Porque planejar se é tão chato?


Conversando com alguns empresários da área de farmácia, que já tem seus negócios constituídos e mesmo aqueles que estão pensando em migrar seus modelos de negócio. Sempre estimulo a fazerem um planejamento para estas ações. Com certeza eles me questionam do porquê fazer, se já tem o negócio funcionando, basta apenas fazer alguns “ajustes” e pronto.
Respondo que o mundo corporativo está muito competitivo, e mesmo pra quem já está estabelecido é difícil, imagine alterando seu modelo de negócio ou mesmo tentando entrar num novo “nicho” de mercado (grandes redes ou franquias). Quando se planeja, coloca-se no papel tudo o que vai se fazer no novo negócio, avalia-se os riscos, dentro do que chamamos pontos fortes e fracos, identifica-se oportunidades e futuras ameaças, mas principalmente cria-se estratégias e ações para executa-las. Isto é o planejamento estratégico, a ferramenta mais completa para auxiliar na tomada de decisão.
Cito algumas dicas para ajudar neste planejamento:

1 - Atenção às perspectivas de mercado. Saber interpretar o ambiente econômico
significa vantagem competitiva para o empreendedor. Por exemplo usar o poder de consumo da chamada “nova classe média” e também os segmentos que devem reagir bem com o seu negócio.

2 - Com a profissionalização do mercado brasileiro, que ano após ano ganha relevância no cenário internacional, a concorrência se intensifica em todos os setores e, portanto, para acessar novas oportunidades de negócios ou ampliações, os empresários farmacêuticos de micro e pequena empresa precisa planeja-los, esquecendo o comportamento das iniciativas pouco estruturadas e investir na inteligência competitiva e no diferencial. O planejamento de negócios significa pensar e trabalhar o que fazer sobre algo no futuro, melhorando a capacidade de geração de renda. Planejar a micro ou pequena empresa também envolve, entre outras coisas, previsão dos custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de caixa.

3- Procure administrar o capital de giro. É comum que a intensificação das vendas
provocada pela sazonalidade como por exemplo, dia das mães e natal para o comercio, e o consequente volume de recursos gerados no saldo da empresa criem uma falsa sensação de lucratividade. Isso faz com que o empresário promova retiradas, a título de pró-labore, acima do permitido, o que gera sérias dificuldades nos meses subsequentes para o cumprimento dos compromissos junto aos fornecedores.

4 - Mantenha-se próximo ao cliente e busque informações. Busque maior participação no
calendário anual de negócios, participando de feiras de negócios, se relacionando com
seu fornecedor e seu cliente de maneira mais efetiva, direta e próxima. Acompanhe as
principais questões econômicas que podem vir a alterar o seu negócio, observando o seu
concorrente e o seu público alvo. É preciso ficar próximo aos clientes, investir na capacitação do capital humano, adotar a flexibilidade e apostar na inovação como bandeiras de gerenciamento.

5 - Invista na sua equipe. Muitas vezes, o foco no curtíssimo prazo faz com que o
empresário dê, pouca relevância ao ato de atrair, reter, desenvolver e engajar
pessoas na dinâmica de trabalho. As empresas principalmente as farmácias, costumam contratar pelo currículo, mas demitem pelo comportamento. Os empresários precisam enxergar que investir no desenvolvimento e na capacitação de seu pessoal é positivo em médio e longo prazo, proporcionando mais eficiência e gerando economia.

6 - Inove no conceito e na comunicação. A inovação é uma das chaves do negócio. É
importante ficar atento para que os resultados sejam financeiramente atrativos e
tecnicamente acessíveis. As redes sociais se tornaram uma vitrine para as micro e pequenas empresas no Brasil. Mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Com essa integração é muito
comum que a marca comece a aproveitar oportunidades e interaja efetivamente para ganhar admiradores e defensores nas redes sociais.

No Sebrae/SP temos uma ferramenta para auxiliar o empresário em seu planejamento, ela foi criada baseada em duas técnicas do PDCA (Programa de Administração) chamadas: 5W2H e Kanvas, é o PLANEJA FÁCIL, procure uma unidade do Sebrae/SP e obtenha a ajuda necessária para começar a planejar, conte conosco, bom planejamento.

Artigo – Ruy Barros – ERCentro – Sebrae/SP


 

Ruy Soares de Barros é formado em Administração e Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, especialização em Organização Estratégica de Negócios pela H.U. de Chicago USA, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração. Executivo do McDonald´s Corporation, Grupo RA Catering, FRANCAP, Rede de Franquias Ambev.

Atualmente é Consultor no Sebrae SP e participou do Farma Show 2014 (www.feirafarmashow.com.br) como um dos debatedores das diversas palestras que ocorreram no Farma Trends, o Palco de Conteúdo do Farma Show.