Porque planejar se é tão chato?
Conversando com alguns empresários da área de farmácia, que
já tem seus negócios constituídos e mesmo aqueles que estão pensando em migrar
seus modelos de negócio. Sempre estimulo a fazerem um planejamento para estas
ações. Com certeza eles me questionam do porquê fazer, se já tem o negócio
funcionando, basta apenas fazer alguns “ajustes” e pronto.
Respondo que o mundo corporativo está muito competitivo, e
mesmo pra quem já está estabelecido é difícil, imagine alterando seu modelo de
negócio ou mesmo tentando entrar num novo “nicho” de mercado (grandes redes ou
franquias). Quando se planeja, coloca-se no papel tudo o que vai se fazer no
novo negócio, avalia-se os riscos, dentro do que chamamos pontos fortes e
fracos, identifica-se oportunidades e futuras ameaças, mas principalmente
cria-se estratégias e ações para executa-las. Isto é o planejamento
estratégico, a ferramenta mais completa para auxiliar na tomada de decisão.
Cito algumas dicas para ajudar neste planejamento:
1 - Atenção às perspectivas de mercado. Saber interpretar o ambiente
econômico
significa vantagem competitiva para o empreendedor. Por exemplo usar o
poder de consumo da chamada “nova classe média” e também os segmentos que devem
reagir bem com o seu negócio.
2 - Com a profissionalização do mercado brasileiro, que ano após ano
ganha relevância no cenário internacional, a concorrência se intensifica em
todos os setores e, portanto, para acessar novas oportunidades de negócios ou
ampliações, os empresários farmacêuticos de micro e pequena empresa precisa
planeja-los, esquecendo o comportamento das iniciativas pouco estruturadas e
investir na inteligência competitiva e no diferencial. O planejamento de
negócios significa pensar e trabalhar o que fazer sobre algo no futuro,
melhorando a capacidade de geração de renda. Planejar a micro ou pequena empresa
também envolve, entre outras coisas, previsão dos custos, investimentos,
retornos, vendas, lucros e fluxo de caixa.
3- Procure administrar o capital de giro. É comum que a intensificação
das vendas
provocada pela sazonalidade como por exemplo, dia das mães e natal
para o comercio, e o consequente volume de recursos gerados no saldo da empresa
criem uma falsa sensação de lucratividade. Isso faz com que o empresário
promova retiradas, a título de pró-labore, acima do permitido, o que gera
sérias dificuldades nos meses subsequentes para o cumprimento dos compromissos
junto aos fornecedores.
4 - Mantenha-se próximo ao cliente e busque informações. Busque maior
participação no
calendário anual de negócios, participando de feiras de negócios, se
relacionando com
seu fornecedor e seu cliente de maneira mais efetiva, direta e
próxima. Acompanhe as
principais questões econômicas que podem vir a alterar o seu negócio,
observando o seu
concorrente e o seu público alvo. É preciso ficar próximo aos
clientes, investir na capacitação do capital humano, adotar a flexibilidade e
apostar na inovação como bandeiras de gerenciamento.
5 - Invista na sua equipe. Muitas vezes, o foco no curtíssimo prazo
faz com que o
empresário dê, pouca relevância ao ato de atrair, reter, desenvolver e
engajar
pessoas na dinâmica de trabalho. As empresas principalmente as
farmácias, costumam contratar pelo currículo, mas demitem pelo comportamento.
Os empresários precisam enxergar que investir no desenvolvimento e na
capacitação de seu pessoal é positivo em médio e longo prazo, proporcionando
mais eficiência e gerando economia.
6 - Inove no conceito e na comunicação. A inovação é uma das chaves do
negócio. É
importante ficar atento para que os resultados sejam financeiramente
atrativos e
tecnicamente acessíveis. As redes sociais se tornaram uma vitrine para
as micro e pequenas empresas no Brasil. Mas é fundamental profissionalizar essa
atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Com essa
integração é muito
comum que a marca comece a aproveitar oportunidades e interaja
efetivamente para ganhar admiradores e defensores nas redes sociais.
No Sebrae/SP temos uma ferramenta para auxiliar o empresário em seu
planejamento, ela foi criada baseada em duas técnicas do PDCA (Programa de
Administração) chamadas: 5W2H e Kanvas, é o PLANEJA FÁCIL, procure uma unidade
do Sebrae/SP e obtenha a ajuda necessária para começar a planejar, conte
conosco, bom planejamento.
Artigo – Ruy Barros – ERCentro – Sebrae/SP
Atualmente é Consultor no Sebrae SP e participou do Farma Show 2014 (www.feirafarmashow.com.br) como um dos debatedores das diversas palestras que ocorreram no Farma Trends, o Palco de Conteúdo do Farma Show.