quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dia 21 de Novembro, Dia Nacional da Homeopatia


Conhecida como medicina dos “semelhantes”, a Homeopatia é um sistema terapêutico que consiste no tratamento de doenças com doses diluídas de forma infinitésima de substâncias específicas. Saiba mais sobre esse tratamento.


O que é?

A homeopatia é um tipo de tratamento que ajuda a prevenir doenças e ainda auxilia no reequilíbrio de energia .

É uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em tratar os doentes com doses menores do medicamento.

Onde surgiu?

A Homeopatia foi criada no século XVIII por Samuel Hahnemann. No Brasil, ela  chegou ao ano de 1840, trazida pelo homeopata francês, Benoit Mure, por isso no dia 21 de Novembro é comemorado o “Dia da Homeopatia”.

Para que serve?

Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia diminui as crises de doenças, além de efeitos tóxicos e nocivos das drogas. Ela adota diluições e doses menores para o tratamento dos pacientes estimulando dessa maneira a reação orgânica.


Indicado para quem?

A homeopatia é frequentemente indicada para pessoas com problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e falta de “resistência”. Além disso, pode buscar a cura para problemas emocionais como a depressão. 

Contudo, pacientes que sofrem de distúrbios graves como diabetes ou câncer não devem substituir a terapia convencional por remédios homeopáticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a sua prática como medicina alternativa e complementar. No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde desde 2006.

Quais os benefícios?

  • A técnica se preocupa com o organismo como um todo e não com as doenças isoladamente.
  • É um tratamento menos agressivo, que atua por meio de estímulo energético. 
  • Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de produtos vegetais, minerais e animais.